terça-feira, 3 de janeiro de 2012





De mim, desconheço as lâminas, as verdades irreais, o mundo transverso. Profundidade de existir em desvelamentos. Que figuram minhas memórias, minhas partes, meus estranhos.
O mundo é por dentro explodindo, sempre. Em fogo, em vida, desejo e morte. Dimensões infinitas, camadas invisíveis que ofuscam na pele do olho cego que vê. E é pouco. É nada. Vazio que se preenche na busca. De espera. De entrega e dor. Buracos de contradições, paradoxos, caminhos, escolhas...   Prazer.  Corpo translúcido que se mistura em subjetivos, mistérios, humanidade, delicadeza.

De mim, percebo partes. Pequenas. Lanças ao abismo... 


Roaleno Costa













Insistência da Realidade - 80 x 120 cm - Acrílica sobre tela











Paixão Translúcida I – 80 x 120 cm - Acrílica sobre tela












Doce Lamúria – 70 x 110 cm - Acrílica sobre tela












Convite à Introspecção – 70 x 110 cm - Acrílica sobre tela












Existência que se Esvai - 89 x 120 cm - Acrílica sobre tela












 Verdade Translúcida - 77 x 99 cm – Acrílica sobre Tela













In - Certezas  -  91 x 110 cm – Acrílica sobre tela










Verdade – 80 x 150 cm - Acrílica sobre tela












Resignação – 90 x 100 cm - Acrílica sobre tela











Juntos e distantes I e II – 80 x 100 cm cada - Acrílica sobre tela












Solidez da Inconsciência – 76 x 104 cm - Acrílica sobre tela











 Lucidez      60 x 25 x 35 cm – madeira entalhada sobre base de vidro



















O Poeta e suas Meninas - 90 x 120 cm - Acrílica sobre tela












Suave Atenção – 70 x 100 cm - Acrílica sobre tela











Paixão Translúcida II – 90 x 120 cm - Acrílica sobre tela











Inocente Sedução – 70 x 100 cm - Acrílica sobre tela










RELEASE
Diante de diversas linguagens assimiladas pela arte e de diversos suportes novos para a pintura, inclusive a não pintura, destituída de seus elementos que a caracterizam ou meios físicos: tintas e suportes, sobretudo a pintura digital. A pintura renasce quando surgem artistas que têm o envolvimento direto com materiais e técnicas em sua essência. Este é um retorno às origens, um retorno aos fundamentos da pintura. Para sobreviver, toda atividade necessita pontualmente se renovar bebendo em suas fontes.
A série de pinturas intituladas TRANSLUCIDEZ do Artista Plástico MESSIB tem valores de intimidade, envolvidas por uma atmosfera crepuscular. São imagens, de feituras delicadas e obstinadas. Inserindo numa composição abstrata, figuras humanas, desenhos que lembram formas geométricas planas e transparentes, e, sobretudo a cor, desempenham papéis específicos dentro de um todo sinfônico.
Utiliza o recurso da simplificação da figura humana com sensibilidade e pleno domínio do desenho, eliminando desse modo a volumetria, a cor natural, restando desta maneira a sua configuração expressa através de insinuações do contorno linear. Consegue surpreendentes efeitos visuais através de sobreposições de veladuras. O artista "brinca", num jogo de planos entrelaçados, ora revelando uma imagem, ora esmaecendo a figura. O espaço existe, porém, indeterminado, num universo de planos que se encontram, se sobrepõem, transpassando a figura. O sólido fica transparente, e o transparente às vezes solidifica. É infindável!
Assim, a nossa percepção explora de forma dualista, aberta e flexível toda superfície da pintura, quando nos deparamos a cada movimento do olhar, com efeitos agradáveis ou perturbadores. A pura expressão da sensibilidade colorista.
MESSIB parte sempre de assunto ou temas autobiográficos, mas também relacionados com a memória, sensualidade e envolvimento com o mundo dos sonhos e a fantasia.









Translucidez - os níveis de existência do ser

Cores, transparências, formas humanas desenhadas em sua mais pura sensualidade linear, são como silhuetas esboços...
O artista plástico Messib apresenta sua poética intitulada Translucidez - os níveis de existência do ser, onde demonstra seu domínio técnico e sensibilidade plástico-tonal. Em suas telas ele esboça luta e convivência pacifica de dois estilos pictóricos: abstração informal embalada por manchas desenhadas ao prazer do acaso e o figurativo linear estilizado, indo de encontro a diversas possibilidades estético-visual por meio da junção harmônica de dois gêneros artísticos tão antagônicos.
Messib é um pintor que desenha com o pincel a sensualidade feminina, daqueles artistas que pinta munido de uma paleta cromaticamente rica, que abarca desde os tons quentes, as cores contrastantes, frias, aos tons monocromáticos. Sua obra demonstra pesquisa, sentido e busca de um ideal expressivo que abarque sua sensibilidade, criatividade e habilidade quase caligráfica do desenho de figura humana. A superfície da sua tela é palco para sua série de pinturas translúcidas. Sua obra expressa vontade serena de pintar. Ele mergulha em si em busca de algo além, não encontrado na tão conturbada contemporaneidade. Um grito estético em prol do sentido de belo tão questionável na arte de nossa era.
Pintar, desenhar, acreditar, afinal de contas à beleza é o único sentimento que independe do discurso tão em voga atualmente, depende dos olhos do artista e não da poesia sustentáculo de obras de artes inexistentes. Messib pinta, materializa, expressa pela cor o que o verbo em si é incapaz de descrever. Ele faz à boa e velha arte, aquela que só depende do olhar e do bom gosto.

Ed Carlos Alves de Santana
Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV-EBA-UFBA










Contatos:

messib@hotmail.com

(71) 8727 - 4210














5 comentários:

  1. O desenho, a pintura a forma, a tinta marcam a beleza do traço entre o artista e a sua obra.
    ("... olha,repara,ausculta......... vê,contempla..."
    Parabéns Messias!! adorei
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. " Um mundo se forma no nosso devaneio, um mundo que é o nosso mundo. E esse mundo sonhado ensinamos possibilidades de engrandecimento de nosso ser nesse universo que é o nosso...”
    Belíssimo trabalho Messias, vejo em suas pinturas poemas sobre telas.
    Parabéns!! \O/
    beijão

    ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO POR NICE NO OUTRO BLOG QUE FOI DELETADO, POR RESPEITO A ELA PUBLICO AQUI NOVAMENTE E AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  4. Messias cara estou extaziado em contemplar a suas obras e estou muito feliz em vê que você só fez aperfeiçoar o que já está dentro de você o dom que Deus te deu,comento em seu blog com muita alegria em vê que meu amigo conquistou o que tinha em seu coração,fica com Deus meu querido...

    ResponderExcluir